Categoria: Notícias
Data: 30/01/2022


O Projeto ANA, foi lançado em abril de 2007, na Reunião Executiva da CNSAFs, pela Secretária de Espiritualidade, Sra. Maria Anecy Calland Marques Serra, sob a presidência da Sra. Anita Eloísa Chagas, no quadriênio 2006-2010. 

No site da SAF, podem-se encontrar mais detalhes sobre o Projeto ANA. Clique aqui.

Filosofia:
O objetivo principal do Projeto ANA é conscientizar, despertar e estimular as auxiliadoras presbiterianas a orar individual e diariamente por seus filhos de oração, sejam eles sanguíneos ou adotivos. Não somente filhos, mas netos, sobrinhos, irmãos e líderes da igreja. “Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama, como água, o coração perante o Senhor; levanta a ele as mãos, pela vida de teus filhinhos (...)” (Lm 2.19).

O versículo base do Projeto ANA é 1Samuel 1.27.
“Por esse menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera”. 
O slogan do Projeto ANA, é: Mães orando, Deus agindo. 

Entre os objetivos específicos, estão:
1.Perseverar em oração, diariamente, em favor dos seus filhos convertidos para que glorifiquem a Deus com sua vida (Is 54.13). 
2.Pedir a conversão dos filhos não crentes ou a restauração dos que estão distantes do Senhor para que integrem a família da Aliança (Sl 28.9; 1Jo 5.16)
3.Suplicar para que os jovens sejam despertados para cumprir o “ide” do Mestre como evangelizadores ou missionários (2Ts 3.1). 
4.Orar também pelos esposos e autoridades eclesiásticas: pastores, presbíteros e diáconos; assim como por seminaristas, ibelinos (IBEL) e ibenistas (IBN); missionários, obreiros e evangelistas e por todas as famílias presbiterianas (1Ts 5.12). Todos esses são nossos filhos de oração. 

A SAF ORA ONLINE NA MADRUGADA E O PROJETO ANA

Durante as madrugadas, desde março de 2020, a Confederação Nacional das SAFs vivencia a “A SAF ora online na madrugada”, e entre os 12 blocos de oração, está o “Momento ANA”, com os seguintes motivos:
Conversão e crescimento espiritual; Retorno aos caminhos do Senhor; Consagração da sua vida; Talentos a serviço do Senhor; Vida com Deus, para que jamais se afastem da fé; Obediência aos pais; Vida profissional; Pelos que estão em fase de concursos; Relacionamento pais e filhos e irmãos, para que haja amor e perdão na família; Emprego; Problemas nos Casamentos; Dependência química e digital; Tentações e sofrimento; Tendência suicida; Depressão, Ansiedade; Casais que querem ter filhos e não podem gerar; Tribulações; Desaparecidos; Estudos; Livramento da prostituição; Saúde; Outros problemas de quaisquer natureza e as crianças em todo o mundo.

Quanto às formas de se vivenciar o Projeto ANA, é de suma importância informar que o Projeto ANA é uma atividade da SAF e deve ser vivenciada dentro das atividades da SAF em todas as oportunidades de serviço como: 

•Reuniões de departamento 
•Reuniões plenárias
•Reuniões de oração da SAF
•Reuniões da Federação, Sinodal e da CNSAFs, fazendo-se o “Momento ANA de oração pelos filhos”.

*A SAF com o consentimento do Conselho poderá colocar uma faixa na frente da Igreja convidando as mães da comunidade para orarem pelos filhos na reunião de oração da SAF, visando também utilizar o Projeto ANA como um instrumento de evangelização. 

*Poderão também ser realizadas outras reuniões de orações mensais ou semanais com a participação das mães de oração e, algumas vezes, dos “filhos de oração”. Para essas reuniões podem ser convidadas outras mães, mesmo não crentes, quando oraremos por elas e seus filhos – conversão e resolução de problemas.

*A SAF poderá realizar culto de oração com “Momentos ANA”, com grupos menores distribuídos nos lares, de acordo com a proximidade geográfica.

*Sempre que possível abrir espaço para os testemunhos das respostas de oração, porque servem de fortalecimento da fé.
Algumas sugestões para realização do Projeto ANA
•Vigília de oração
•Programação de oração com mães e filhos
•Tarde de testemunhos, com respostas de orações feitas pelas mães
•Passeatas com faixas divulgando o Projeto e plantões em praças públicas para oração com mães não crentes
•Dia “D” das mães de oração – um dia inteiro de oração
•Disk Projeto ANA – Algumas irmãs da SAF se organizam e se disponibilizam para receberem pedidos de oração por telefone e orarem por eles e por quem os apresentou. 
•Cantinho de Oração – Providenciar, com o consentimento do Conselho, um cantinho de oração do Projeto ANA na igreja, incentivando as irmãs a chegarem um pouco antes do horário aos cultos e reuniões, para orar. Esse espaço pode estar decorado com almofadas, banners e folders do Projeto (modelos no site da SAF, http://www.saf.org.br/documentos/#espiritualidade).
•Mãe-amiga secreta de oração – Colocar em pequenos papéis o nome da mãe e seus filhos; distribuir entre as irmãs; cada uma deve orar pela mãe-amiga que tirou, e também por seus filhos, durante o prazo estipulado, que pode ser até o final do ano. 

O Projeto ANA, em todas as esferas do trabalho feminino da IPB, desenvolve no coração das irmãs, o amor não somente pelos seus filhos, mas pelos filhos das outras irmãs, pelos irmãos que servem a Cristo como autoridades eclesiásticas na IPB e outros irmãos e irmãs, inclusive as crianças espalhadas em todo o mundo.

Vivenciar o tema do quadriênio “Orai sem cessar” (1Ts 5.17) – incluindo a prática do Projeto ANA (1Sm 1.27) – em todas as reuniões das SAFs, Federações, Confederações Sinodais, Confederação Nacional das SAFs e o Projeto “SAF ora online na madrugada” (Mc 1.35), proporcionou no coração de cada mulher presbiteriana, mui especialmente as que fazem parte da SAF, crescimento e responsabilidade, quanto à oração e ao amor cristão, com foco nos passos de Jesus, de forma que ao se pensar em SAF, logo vem a certeza de que estamos diante das mães de oração, nas igrejas presbiterianas, nas suas Congregações e nos seus campos missionários.

A Deus, em Cristo, toda a nossa gratidão, louvor, honra e glória.

Ana Maria Prado é Presidente da CNSAFs – Quadriênio 2018/2022


Autor: Jornal Brasil Presbiteriano   |   Visualizações: 3637 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp
  • Procurar



Deixe seu comentário